Neto de Nelson Mandela integra Frota da Liberdade com rumo a Gaza
Primeira parte da aventura para Gaza está cumprida. A frota que partiu de Barcelona chegou ontem à Tunísia. Vão juntar-se aos barcos de Itália e Grécia.
Já chegou à Tunísia a maior missão humanitária da história, que tem como objetivo romper o bloqueio israelita à entrada de alimentos, medicamentos e outros bens de primeira necessidade na Faixa de Gaza. A frota que partiu há uma semana de Barcelona chegou a Tunis e junta-se agora às embarcações estacionadas no porto da capital tunisina.
"Estamos ao largo da costa da Tunísia. Vamos chegar à capital, Tunes, dentro de talvez pouco mais de uma hora. Vamos essencialmente fazer uma paragem com vários navios da flotilha para reabastecer de água e de provisões, para recolher mais ajuda humanitária e para fazer pequenas reparações que, entretanto, percebemos que são necessárias, por causa das condições que enfrentámos ao longo do troço da viagem", disse à Lusa o ativista português Miguel Duarte, via WhatsApp.
“Tivemos uma visita de drones de vigilância que sobrevoaram os vários barcos. Uma estratégia de intimidação e só podemos esperar mais dessas tentativas até à chegada a Gaza”, contou Miguel Duarte.
“O caminho é: saímos de Barcelona e encontramo-nos com a parte da flotilha que está na Tunísia; depois saímos todos juntos e encontramo-nos com a parte que vem de Itália, dentro de uns dias; depois saímos todos juntos, de novo, e vamos ter com a parte da Grécia; e depois chegamos a Gaza”, concretizou.
Mandla Mandela, neto do antigo Presidente da África do Sul Nelson Mandela, também vai integrar a Flotilha da Liberdade. Greta Thunberg foi a primeira a tentar chegar ao território palestiniano. Acabou presa. E será este o destino dos que participam nesta nova tentativa, segundo o Governo de Benjamin Netanyahu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt