Fogo avança descontrolado na Gran Canária em Espanha

Chamas já queimaram 6 mil hectares e obrigaram à retirada de 9 mil pessoas.

20 de agosto de 2019 às 08:56
Fogo na Gran Canária em Espanha Foto: Reuters
Chamas na Ilha Gran Canaria Foto: Youtube
Ilha Gran Canaria. Incêndio dura há uma semana Foto: Getty Images
Duas mil pessoas retiradas devido a incêndio na ilha de Gran Canária Foto: Reuters

1/4

Partilhar

Cerca de nove mil pessoas já foram obrigadas a abandonar as suas casas devido ao incêndio que lavra desde sábado na Gran Canária, uma das principais ilhas do arquipélago das Canárias, em Espanha.

O fogo encontra-se descontrolado, embora sem registo de mortos ou feridos apesar da aproximação do incêndio a várias zonas habitacionais, incluindo a localidade de Valleseco, que teve de ser evacuada.

Pub

As chamas já queimaram mais de seis mil hectares de terreno e atingiram os 50 metros de altura, dificultando a atuação dos meios aéreos. A principal frente ativa dirigia-se esta segunda-feira para a Reserva Natural de Tamadaba, onde ameaçava provocar graves danos ambientais.

A população desalojada está a ser apoiada pela Cruz Vermelha, com a instalação de camas em pavilhões desportivos. No terreno estão mais de 700 operacionais, apoiados por 16 aeronaves.

Pub

O Governo Regional da Madeira e a Câmara Municipal do Funchal mostraram esta segunda-feira disponibilidade para enviar meios de combate a incêndios para as Canárias.

Este é o segundo grande incêndio a atingir a ilha este mês.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar