Foto de bebé com farda da polícia gera polémica
Mãe da bebé não autorizou o uso da fotografia.
A publicação na página oficial da Polícia Militar (PM) de São Paulo da foto de uma bebé a usar a farda da corporação com um cassetete e algemas causou uma enorme polémica no Brasil.
Na foto, uma menina aparece com farda da Polícia Militar com a seguinte legenda, "Boa noite. Pode confiar, a Polícia Militar vai protegê-la".
A publicação gerou uma chuva de mensagens de internautas, uns considerando um abuso associar a imagem de uma criança a uma organização conhecida pela violência, e outros elogiando a iniciativa e o trabalho de combate à criminalidade levado a cabo pela polícia.
Para complicar ainda mais a situação, a mãe da bebé veio a público afirmar que não autorizou a Polícia Militar a usar a foto da filha, que terá sido feita há cerca de dois anos durante um ensaio fotográfico da criança.
A PM, por seu turno, afirma que a mãe da bebé gostou tanto da publicação da foto da filha que até deixou uma mensagem na página oficial da corporação elogiando a iniciativa.
A Coordenadoria de Direitos Humanos do Estado de São Paulo já veio a público criticar o uso da imagem da criança. A entidade pondera processar a Polícia Militar uma vez que considera uma violação dos direitos das crianças, ao associar a imagem da bebé a símbolos repressivos, como o cassetete e as algemas.
A Polícia Militar já retirou a imagem, mas a discussão nas redes sociais continua e agora a corporação pode ser processada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt