Macron é o mais jovem Presidente de França
Candidato reuniu 66.06% dos votos dos franceses na segunda ronda.
Emmanuel Macron é o novo Presidente de França. Segundo as projeções, o centrista derrotou a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, e, aos 39 anos, torna-se o mais jovem presidente francês.
01h19 - Emmanuel Macron reuniu 66.06% dos votos, enquanto que Marine Le Pen se ficou pelos 33.94%, garante o ministério do Interior francês, numa altura em que os votos estão praticamente todos contados.
00h55 - Hillary Clinton também já comentou a vitória de Macron. "Vitória para Macron, para a França, para a União Europeia e para o mundo", afirmou Hillary Clinton na sua conta no 'Twitter'.
A antiga candidata democrata afirmou ainda que o resultado de Macron foi uma "derrota para os que interferem com a democracia".
E acrescentou, em tom irónico: "Mas os media dizem que não posso falar disso", numa alusão às alegadas tentativas de interferência eleitoral da Rússia nas eleições norte-americanas que deram a vitória ao republicano Donald Trump.
00h18 - Grupos dispersos de manifestantes mascarados entraram em confronto com a polícia em Paris, depois da eleição do candidato centrista Emmanuel Macron para a Presidência de França no domingo. Há pelo menos cinco detidos em Nantes.
23h33 - O candidato centrista Emmanuel Macron obteve 64,84% dos votos na segunda volta das presidenciais francesas, contra 35,18% para a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, segundo resultados oficiais divulgados hoje com base na contagem de 90% dos votos.
Dados do Ministério do Interior indicam também que, escrutinados 90% dos votos, a abstenção foi de 24,9% e, dos votos depositados em urna, 8,66% foram brancos e 3,09% nulos.
Segundo as projeções à boca das urnas de três institutos de sondagens, Emmanuel Macron obteve 65% a 66,1% dos votos e Marine Le Pen 33,9% a 35%.
23h05 - O Presidente austríaco, o ecologista Alexander Van der Bellen, afirmou este domingo que a vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais francesas mostra que é possível vencer com uma posição pró-Europa e travar a ascensão dos partidos nacionalistas.
"Estou muito contente que Emmanuel Macron tenha vencido com clareza e que se tenha declarado na campanha eleitoral a favor de uma Europa forte. A Europa precisa da França e a França precisa da Europa", assinalou o Presidente federal austríaco, num comunicado de imprensa.
"Uma vez mais mostrou-se que com uma posição clara a favor de uma Europa unida se podem vencer eleições e uma vez mais viu-se que a ascensão dos partidos nacionalistas se pode travar", concluiu Van der Bellen.
22h36 - Cerca de 3 mil franceses votaram em Lisboa na segunda volta das presidenciais, menos do que na primeira volta, disse à Lusa o embaixador francês, que reconheceu dificuldades em evitar a formação de filas no exterior da Embaixada. 21h50
"A deceção vai instalar-se muito rapidamente" entre os eleitores de Emmanuel Macron, vaticinou Pouchov, salientando que a França é um "país dividido".
Melhor opinião veio da Ucrânia cujo presidente, Petro Porochenko, considerou, no Twitter, que a vitória de Macron é "um importante sinal de confiança dos franceses numa Europa unida.
Porochenko adiantou ainda contar com uma "colaboração ambiciosa" de Paris nas negociações do conflito ucraniano em que participam ainda Berlim, Kiev e Moscovo.
21h45 - Macron entra no Louvre ao som do hino da Europa. Veja o discurso do presidente eleito:
21h37 - Dados oficiais do Ministério do Interior: 73% dos votos contados, Emmanuel Macron com 62,97% Marine Le Pen com 37,03%.
21h33 - O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, convidou Emmanuel Macron a discursar numa sessão plenária do hemiciclo europeu, defendendo " uma Europa que dê respostas concretas" aos seus cidadãos.
"Convido Emmanuel Macron a ir à plenária do Parlamento Europeu. Unidos por uma Europa que dê respostas concretas aos cidadãos", escreveu Tajani na sua conta no Twitter.
21h30 - O Partido Social Democrata (PSD) considerou que a vitória de Emmanuel Macron nas presidenciais francesas é "o resultado mais favorável ao interesse de Portugal como parceiro e aliado da França", avisando ser "um erro subestimar" a votação de Marine Le Pen.
"O PSD, quando saíram os resultados da primeira volta destas eleições, declarou que favorecia o candidato pró-europeísta e defensor dos valores da Europa, da sociedade aberta e da economia social de mercado", disse Miguel Morgado, deputado do maior partido da oposição em Portugal, à agência Lusa.
De acordo com o social-democrata, a segunda volta de hoje "confirma a vitória desse candidato", considerando que a eleição de Macron constitui "o resultado mais favorável ao interesse de Portugal como parceiro e aliado da França no contexto da União Europeia".
21h22 - O primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, e o secretário-geral do Partido Democrata (social-democrata, no poder), Matteo Renzi, saudaram hoje Emmanuel Macron pela sua vitória nas presidenciais francesas e pela derrota da extrema-direita.
"Viva Macron presidente. Uma esperança percorre a Europa", escreveu Gentiloni no Twitter.
Renzi, secretário-geral do PD, também saudou a eleição de Macron no Twitter sublinhando que ela "escreve uma extraordinária página de esperança para França e para a Europa".
20h58 - Com mais de metade dos votos contados, Macron tem 61,7% e Marine Le Pen 38,3%. A taxa de participação é de 75,9% e os votos brancos e nulos representam 9,4%.
20h47 - O primeiro-ministro belga, Charles Michel, felicitou a rejeição, pelos eleitores franceses, de "um perigoso projeto de retrocesso" e o triunfo de uma Europa melhor.
A eleição de Emmanuel Macron como chefe de Estado francês é "uma rejeição clara de um perigoso projeto de retrocesso para a Europa que triunfa esta noite", disse Michel, em comunicado.
"Depois da vitória de Mark Rutte na Holanda, depois da derrota do Ukip [partido nacionalista eurocético] nas eleições locais na Grã-Bretanha, a França opta por um projeto virado para o melhora da Europa", salientou Charles Michel.
20h34 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, felicitou Macron no Twitter.
Congratulations to Emmanuel Macron on his big win today as the next President of France. I look very much forward to working with him!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 7 de maio de 2017
20h32 - 20h28 -
Felicito @EmmanuelMacron e o povo francês pelo resultado das eleições. É uma boa notícia para a França, a Europa e para Portugal. 1/3
— António Costa (@antoniocostapm) 7 de maio de 2017
Confio que temos em @EmmanuelMacron um excelente parceiro, empenhado em prosseguir e aprofundar as nossas excelentes relações bilaterais 2/3
— António Costa (@antoniocostapm) 7 de maio de 2017
Estou convicto de que @EmmanuelMacron trabalhará afincadamente para construir uma Europa mais forte, mais solidária e mais unida. 3/3
— António Costa (@antoniocostapm) 7 de maio de 2017
Felicito @EmmanuelMacron e o povo francês pelo resultado das eleições. É uma boa notícia para a França, a Europa e para Portugal. 1/3
— António Costa (@antoniocostapm) 7 de maio de 2017
Confio que temos em @EmmanuelMacron um excelente parceiro, empenhado em prosseguir e aprofundar as nossas excelentes relações bilaterais 2/3
— António Costa (@antoniocostapm) 7 de maio de 2017
20h23 - O PS congratulou-se com a eleição de Emmanuel Macron como presidente francês, considerando que esta é uma vitória "contra o populismo, o nacionalismo e a xenofobia" e que demonstra o apoio de França ao projeto europeu.Estou convicto de que @EmmanuelMacron trabalhará afincadamente para construir uma Europa mais forte, mais solidária e mais unida. 3/3
— António Costa (@antoniocostapm) 7 de maio de 2017
Numa mensagem publicada na página de internet oficial do partido, os socialistas destacam que "perante a ameaça do populismo e de forças políticas que cultivam o medo e a intolerância, este resultado eleitoral é uma afirmação dos valores da liberdade, da democracia e de uma sociedade tolerante e inclusiva".
20h18 - O comissário europeu para a Inovação, Ciência e Investigação, Carlos Moedas, saudou a escolha dos eleitores por uma "França forte e justa", nas presidenciais que deram vitória a Emmanuel Macron sobre Marine Le Pen.
Félicitations @EmmanuelMacron @EnMarcheFR pour une forte et juste dans une ouverte et solidaire. #MacronPrésident #Presidentielles2017 pic.twitter.com/ifzraUXJyT
— Carlos Moedas (@Moedas) 7 de maio de 2017
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt