General mais graduado das Forças Armadas chinesas está a ser investigado
Zhang Youxia é considerado o aliado militar mais próximo do presidente Xi Jinping.
Zhang Youxia, o general mais graduado das Forças Armadas chinesas, está a ser investigado por suspeita de graves violações da disciplina e da lei, informou o ministério da Defesa da China neste sábado, informa a BBC.
O ministério não forneceu mais detalhes sobre as acusações contra Zhang Youxia, amplamente considerado o aliado militar mais próximo do presidente Xi Jinping.
Em comunicado, o ministério da Defesa da China afirmou que outro oficial militar de alta patente, o general Liu Zhenli, também está sob investigação.
Zhang, de 75 anos, é vice-presidente da Comissão Militar Central, o grupo do Partido Comunista liderado pelo presidente Xi que controla as forças armadas. Também integra o principal órgão decisão do partido, composto por 24 membros.
O seu pai foi um dos generais fundadores do Partido Comunista Chinês.
Zhang ingressou no exército em 1968 e é um dos poucos líderes séniores com experiência em combate. Permaneceu no cargo além da idade da reforma habitual para os militares chineses, o que demonstra a confiança que o presidente Xi deposita nele.
O anúncio surge dias depois de terem surgido rumores de que Zhang e Liu poderiam estar a ser investigados por não terem estado presentes num evento de alto nível do partido em dezembro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt