Governo israelita vai ajudar milhares de turistas a sair do país

Israel fechou o espaço aéreo, na sequência dos ataques lançados contra o Irão na sexta-feira.

17 de junho de 2025 às 18:43
Avião Foto: Pexels
Partilhar

O Ministério do Turismo de Israel anunciou esta terça-feira que vai ajudar milhares de turistas estrangeiros retidos devido à escalada das hostilidades com o Irão, na procura de voos especiais para abandonarem o país logo que possível.

O Ministério do Turismo indicou que "vai auxiliar os turistas atualmente em Israel através do registo em voos com partida do país", indicou, em comunicado.

Pub

"Um formulário de registo digital está a ser distribuído através de várias plataformas digitais para agências de turismo, hotéis, guias turísticos e outros elementos do setor", acrescentou.

O Governo israelita calculou que cerca de 38.000 turistas estrangeiros estejam atualmente no país e observou que todas as travessias terrestres para o Egito e Jordânia estão abertas aos viajantes.

Israel fechou o espaço aéreo, na sequência dos ataques lançados contra o Irão na sexta-feira.

Pub

Cerca de cem mil israelitas permanecem retidos no estrangeiro, e várias companhias aéreas do país vão começar a operar voos de emergência na quarta-feira para os repatriar.

Ao mesmo tempo, mais de 700 estrangeiros de cerca de 15 países foram retirados do Irão para o Azerbaijão e para a Arménia desde o início dos ataques israelitas, anunciaram as autoridades de Baku e Erevan.

Os estrangeiros, incluindo norte-americanos, russos, alemães, espanhóis, italianos e chineses, "atravessaram a fronteira através da passagem de Astara" (sudeste), disse uma fonte azeri citada pela agência France Presse (AFP).

Pub

A cidade de Astara fica a cerca de 500 quilómetros de Teerão de carro, na costa do mar Cáspio.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão, Aykhan Hajizada, disse à AFP que mais de 1.200 cidadãos estrangeiros de 51 países solicitaram ao Azerbaijão a saída do Irão.

"As autorizações para atravessar a fronteira estão a ser providenciadas", informou.

Pub

As fronteiras terrestres do Azerbaijão estão encerradas desde a pandemia da covid-19, em 2020, mas Baku decidiu conceder temporariamente uma exceção face aos ataques israelitas contra o Irão.

O embaixador iraniano na Arménia, Mehdi Sobhani, indicou que muitos cidadãos iranianos que estavam anteriormente na Turquia e na Rússia tinham regressado ao Irão via Arménia, apesar das operações militares.

"Estão em curso esforços para facilitar o regresso dos cidadãos iranianos, apesar dos cancelamentos de voos", referiu o diplomata durante uma conferência de imprensa em Erevan.

Pub

Israel iniciou em 13 de junho uma ofensiva contra o Irão, alegando ter como alvo o programa nuclear do país e a capacidade de fabrico de mísseis.

O Irão respondeu com o lançamento de mísseis e 'drones' contra diversas cidades israelitas.

Desde sexta-feira, terão morrido mais de 200 pessoas no Irão e cerca de três dezenas em Israel devido aos bombardeamentos mútuos, segundo as duas partes.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar