Greve nos aeroportos alemães prossegue hoje

A greve do pessoal de segurança dos aeroportos alemães de Dusseldorf e Bona/Colónia prossegue esta sexta-feira, depois de na quinta-feira ter provocado o cancelamento de quase 250 voos, afetando milhares de passageiros.

25 de janeiro de 2013 às 09:16
greve, pessoal, segurança, aeroportos, alemães, Dusseldorf, Bona, Colónia, voos, passageiros, aviação, aviões Foto: EPA/AXEL HEIMKEN
Partilhar

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou para esta sexta-feira a suspensão de pelo menos 40 voos, enquanto a Air Berlin e a Germanwings comunicaram a anulação de dezenas de voos.

O porta-voz do aeroporto de Dusseldorf, ouvido pela agência Efe, disse que para esta sexta-feira se espera uma situação menos complicada, uma vez que estão mais preparados do que na quinta-feira.

Pub

A greve foi convocada para quinta e sexta-feira em Dusseldorf e Bona/Colónia pelo sindicato dos serviços públicos Verdi, que chegou a ameaçar com uma greve por tempo indefinido deste grupo de trabalhadores.

Um porta-voz sindical disse também à Efe que, no segundo dia de paralisação, a adesão permanece "elevada", com a greve a afetar os controlos de segurança nos embarques que iniciaram o primeiro turno da manhã.

Em Dusseldorf, cerca de 200 voos foram cancelados na quinta-feira devido à greve de 400 pessoas (numa adesão de cerca de 90%), segundo um porta-voz, que acrescentou que muitos aviões descolaram vazios.

Pub

Na semana passada, começaram as greves neste setor no aeroporto de Hamburgo, onde foram cancelados 63 voos, tendo 12.000 passageiros ficado em terra.

O sindicato exige o pagamento de 16 euros por hora para o pessoal de segurança dos aeroportos de Dusseldorf e Bona/Colónia, contra o máximo de 12,36 euros atuais.

A União de Aeroportos alemã (ADV) considera, por sua vez, inaceitáveis estas greves e os empresários consideram que as reivindicações dos trabalhadores se encontram desfasadas da realidade. Segundo o site da ANA, a paralisação não está a afetar as ligações com Portugal.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar