Grupo japonês contra armas nucleares acusa Governo de querer alterar princípios não nucleares
Admnistração da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, está a tentar alterar as regras que impedem o Japão de possuir, produzir ou permitir a introdução destas armas no território "sem realizar os debates necessários".
O principal grupo japonês contra as armas nucleares, formado por sobreviventes dos bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki, assinalou esta segunda-feira o seu 70.º aniversário com críticas ao atual Governo por tentar "alterar" princípios não nucleares do país.
Segundo uma declaração do Nihon Hidankyo, divulgado pelo jornal japonês Nikkei, a Admnistração da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, está a tentar alterar as regras que impedem o Japão de possuir, produzir ou permitir a introdução destas armas no seu território "sem realizar os debates necessários".
Na sua declaração, o grupo pediu ainda ao Executivo japonês que assine e ratifique o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPNW, na sigla em inglês), e afirmou que é responsabilidade de todos "construir uma sociedade livre de armas nucleares e de guerras".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt