Hamas rejeita ligação a detidos na Alemanha por planearem ataques a alvos judaicos
Autoridades alemãs detiveram membros Hamas suspeitos de planear ataques contra instituições israelitas ou judaicas na Alemanha, anunciaram as autoridades.
O movimento islamita palestiniano Hamas rejeitou esta quarta-feira qualquer ligação a três indivíduos detidos na Alemanha por suspeita de prepararem ataques contra alvos judaicos.
Em comunicado, o movimento considerado terrorista pela União Europeia afirma que "não tem qualquer ligação com os indivíduos detidos na Alemanha" e que as alegações de que estes "têm ligações ao Hamas são completamente infundadas" e "visam prejudicar a sua imagem".
A política do Hamas "sempre foi limitar a sua luta contra a ocupação [israelita] apenas à Palestina", adianta o comunicado.
Por Palestina, o Hamas entende os Territórios Palestinianos e também Israel, sublinha a AFP.
As autoridades alemãs detiveram esta quarta-feira três alegados membros Hamas suspeitos de planear ataques contra instituições israelitas ou judaicas na Alemanha, anunciaram as autoridades.
Os três detidos deverão comparecer quinta-feira em tribunal, cabendo, depois, a um juiz decidir se permanecem em prisão preventiva até julgamento.
A Procuradoria-Geral Federal alemã indicou que os suspeitos estão envolvidos, desde o verão passado, na aquisição de armas de fogo.
Numa operação de busca foram apreendidas várias armas, incluindo uma espingarda automática AK-47, e munições.
Dois dos suspeitos têm nacionalidade alemã, enquanto o terceiro nasceu no Líbano, segundo a mesma fonte.
Em conformidade com as regras de privacidade vigentes na Alemanha, foram apenas identificados como Abed Al G., Wael F. M. e Ahmad I.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt