Hambúrgueres com salmonela que causaram surto em Madrid foram distribuídos em Portugal
Alimentos foram distribuídos em Portugal, Irlanda e Malta mas não chegaram a ser consumidos.
O consumo de hambúrgueres de frango está a ser associado a um surto de salmonela num lar de idosos em Madrid, que já afetou 14 pessoas. O alerta foi dado pelo Sistema de Alerta Rápido para Alimentos da União Europeia (UE). O estado de saúde dos doentes não é conhecido.
A presença da bactéria foi detetada nos hambúrgues, pelas Autoridades Sanitárias de Madrid, depois de serem analisados vários alimentos consumidos pelos idosos do lar.
Os hambúrgueres foram produzidos em Espanha e distribuídos ainda em Portugal, na Irlanda e Malta. No entanto, não chegaram a ser consumidos nestes países. Entretanto, estes alimentos já foram retirados de distribuíção.
Não são conhecidas quais as empresas ligadas a esta contaminação, mas sabe-se que estas estão a ser investigadas.
A salmonela é causada por uma bactéria que ataca o sistema digestivo. Em casos ligeiros provoca naúseas, vómitos, diarreia e febre moderada. A doença pode ser mais grave em pessoas com o sistema imunitário mais fraco ou em bebés. Nestes casos, a doença provoca sintomas mais graves como sangue nas fezes, complicações relacionadas com desidratação ou meningite.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt