Helicóptero militar norte-americano despenhou-se no Iémen

Um dos elementos da equipa está desaparecido.

26 de agosto de 2017 às 14:21
EUA, helicóptero, Iémen, Black Hawk Foto: Getty Images
Partilhar

Um helicóptero militar norte-americano Black Hawk despenhou-se na costa sul do Iémen numa operação de treino, estando desaparecido um dos elementos da equipa, informou este sábado o Comando Central dos Estados Unidos.

Cinco outros membros da equipa foram resgatados, esclareceu o Comando Central (CENTCOM) norte-americano em comunicado, adiantando que o acidente ocorreu na sexta-feira à noite e está a ser investigado.

Pub

Questionado sobre se o acidente envolveu outra força especial, o Comando Central disse à agência AP que se tratou de "um treino de rotina específico para militares dos Estados Unidos".

"Treinos como este são rotineiramente feitos pelas forças dos EUA num teatro de operações, para manter a prontidão num ambiente operacional", explicou o CENTCOM no comunicado.

A guerra no Iémen opõe os rebeldes xiitas 'houthis', aliados do antigo presidente Ali Abdallah Saleh, às forças leais ao presidente Abd Rabbo Mansour Hadi, reconhecido pela comunidade internacional.

Pub

O conflito intensificou-se desde a intervenção, em março de 2015, da coligação liderada pela Arábia Saudita, potência regional sunita, que acusa dos rebeldes iemenitas de serem apoiados pelo Irão, o seu grande rival xiita.

Esta coligação apoia o presidente Hadi e desde março de 2015, os combates fizeram mais de 8.000 mortos, maioritariamente civis, e mais de 44.500 feridos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar