Homem tenta transportar 55 quilos de droga disfarçada em sofás em Moçambique
Suspeito, de 45 anos, transportava a droga até à província da Zambézia, no centro de Moçambique, e depois seguiria para Maputo, na capital do país.
As autoridades moçambicanas detiveram um homem com 55 quilos de metanfetamina em Nacala, na província de Nampula, norte de Moçambique, disse hoje à Lusa fonte oficial.
A droga, apreendida na noite de sexta-feira no posto de controlo de Nacala, estava disfarçada dentro de sofás que estavam a ser transportados num camião, disse Enina Tsinine, porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic) em Nampula.
"Ele já estava a transportar a droga, no contentor de um camião, quando o detivemos. Já tínhamos detalhes sobre a operação, por isso bloqueámos a saída do distrito", explicou a porta-voz.
Segundo o Sernic, o homem, de 45 anos, transportava a droga até à província da Zambézia, no centro de Moçambique, e depois seguiria para Maputo, na capital do país.
"Desconhecemos ainda a proveniência da droga, mas acreditamos que vinha da Tanzânia", acrescentou a porta-voz.
De acordo com a mesma fonte, desde janeiro, foram apreendidos 561 quilos de diversas drogas em Nacala, em resultado de três apreensões, considerando tratar-se de crime organizado, cujas redes fazem principalmente uso da via marítima para transportar as drogas.
"A maior parte da droga apreendida em Nacala tem sido metanfetamina, anfetamina e heroína", concluiu Enina Tsinine.
Moçambique é apontado por várias organizações internacionais como um corredor para o tráfico internacional de estupefacientes.
De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), as autoridades do Quénia e da Tanzânia, países a norte de Moçambique, aumentaram a vigilância nos últimos anos, empurrando os traficantes para sul, em direção à costa moçambicana, "em busca de novas rotas e novos mercados".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt