Homem mais velho do mundo sobreviveu ao Holocausto
Israel Kristal foi levado pelos Nazis para Auschwitz.
Foi confirmado, esta sexta-feira, que Israel Kristal, com 112 anos e 178 dias, é o homem mais velho do planeta. E se o título, por si só, já é um feito, mais o é ao sabermos que não sobreviveu só à passagem do tempo... Israel Kristal resistiu ao Holocausto e a Auschwitz.
Nascido a 15 de setembro de 1903 numa Polónia já ocupada pela Rússia, Kristal foi separado dos pais durante a Primeira Grande Guerra. Depois, já durante a Segunda Guerra Mundial, vivia em Lodz com a mulher e os dois filhos quando foi obrigado pelos Alemães a mudar de casa. Passaram a viver num "guetto" para judeus, espaço onde foram sobrevivendo durante quatro anos.
De seguida, a família foi enviada para o campo de concentração de Auschwitz. O famigerado espaço quase o matou, mas Israel conseguiu sobreviver à fome e foi salvo, pesando pouco mais de 37 quilos na altura do resgate.
Quando questionado sobre o segredo da sua longevidade, Israel confessa a sua fé num plano maior. "Não sei qual será o segredo para uma vida longa, mas acredito que tudo é determinado no Céu e nunca saberemos o porquê... Até porque já existiram homens mais espertos, mais fortes e mais bonitos que eu e já não estão vivos", contou ao Livro dos Recordes do Guinness.
Mas nem todos resistiram ao que Israel resistiu. Antes de Kristal, o homem mais velho do planeta era Yasutaro Koide, do Japão, que tinha 112 anos e 312 dias quando faleceu em janeiro.
A pessoa mais velha do mundo chama-se Susannah Mushatt Jones e tem pouco mais de três anos de diferença de Israel. Susannah, de 115 anos e 249 dias, vive em Brooklyn, nos EUA, e pretende bater o recorde de sempre de longevidade, que pertenceu à francesa Jeanne Calment, que conseguiu viver 122 anos e 164 dias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt