Identificados os dois agentes do ICE que mataram Alex Pretti em Minneapolis

Tratam-se de Jesus Ochoa, de 43 anos, e Raymundo Gutierrez, de 35.

02 de fevereiro de 2026 às 16:03
Partilhar

Estão identificados os dois agentes do ICE que balearam e mataram Alex Pretti em Minneapolis, nos Estados Unidos. Os nomes dos dois agentes federais foram revelados pela ProPublica, que teve acesso a documentos do governo norte-americano: tratam-se de Jesus Ochoa, 43 anos, um agente da patrulha da fronteira, e Raymundo Gutierrez, 35, agente da Alfândega e Proteção de Fronteiras.

Ochoa começou a trabalhar em 2018 como agente da patrulha de fronteira, enquanto Gutierrez entrou para a agência em 2014. Gutierrez trabalha no escritório de operações de campo e faz parte de uma equipa de resposta especial que lida com missões de alto risco semelhantes às realizadas pelas unidades SWAT da polícia. Ambos são do sul do Texas.

Pub

O tiroteio e a morte do enfermeiro de 37 anos provocou manifestações generalizadas e fez disparar os pedidos de investigações criminais sobre as ações federais de imigração. 

Os dois agentes integravam a Operação Metro Surge, operação de fiscalização da imigração lançada em dezembro que mobilizou agentes armados em Minneapolis.

A Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) recusou-se a divulgar publicamente os nomes dos agentes envolvidos e deu poucas informações sobre o tiroteio que matou Alex Pretti, poucos dias depois de uma mulher, Renee Good, também ter sido morta por agentes do ICE.

Pub

Na semana passada, a Alfândega e Proteção de Fronteiras confirmou que os dois agentes utilizaram pistolas Glock durante o confronto que levou à morte de Pretti, embora o comunicado omitisse os seus nomes. O Departamento de Segurança Interna, que supervisiona a CBP, comunicou que os dois agentes foram colocados em licença administrativa, um procedimento padrão em casos em que agentes estão envolvidos em tiroteios, enquanto decorre uma investigação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar