Iglesias diz que eleições são uma nova mudança
Podemos ainda não tem representação parlamentar no Congresso dos Deputados
O candidato do Podemos à presidência do Governo espanhol, Pablo Iglesias, reafirmou este domingo ao votar que Espanha "está a viver uma nova Transição" e mostrou-se convencido de que a história do país vai mudar com estas eleições gerais.
Pablo Iglesias foi recebido à chegada à assembleia de voto do liceu Tirso de Molina, no bairro de Vallecas (Madrid), com gritos de "Presidente!" e o "grito de guerra" do seu partido: "Sim, podemos! (Sí, se puede)".
Alguns eleitores, apoiantes do partido da cor roxa, até lançaram a Iglesias - enquanto este passava - "Hoje à noite vais-nos fazer sorrir", numa referência a um eventual bom resultado do Podemos nas eleições gerais.
O Podemos ainda não tem representação parlamentar no Congresso dos Deputados (apenas tem a nível regional e municipal) e as últimas sondagens mostram que pode estrear-se com um grupo parlamentar superior a 60 elementos. As sondagens também mostram o Podemos a em forte alta na última semana, a disputar o segundo lugar com o PSOE de Pedro Sánchez.
Após votar, Iglesias desejou "a máxima participação" nesta votação, que representa "um antes e um depois" para a democracia espanhola, disse.
Iglesias - que votou acompanhado pelo seu número 2 e diretor de campanha do partido, Íñigo Errejón, e uma das secretárias de coordenação, Irene Montero - afirmou que não está nada nervoso, porque o Podemos "tem a sensação de ter feito corretamente o trabalho de casa".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt