Inaugurado comboio de alta velocidade entre Madrid e Galiza

Rei e Primeiro Ministro espanhóis embarcaram no novo comboio de alta velocidade para viajar até Ourense.

20 de dezembro de 2021 às 10:54
comboio espanha Foto: D.R.
Partilhar

A linha de comboio de alta velocidade entre Madrid e a região da Galiza, que faz fronteira com o norte de Portugal, é inaugurada esta segunda-feira pelo rei e o primeiro-ministro espanhóis, começando a funcionar comercialmente na terça-feira.

A ligação de alta velocidade com a Galiza, que começou a ser construída há 16 anos, envolveu um investimento de mais de 9.000 milhões de euros.

Pub

Felipe VI e Pedro Sánchez embarcaram no novo comboio de alta velocidade às 9h45 (menos uma hora em Lisboa) para viajar até Ourense, primeira etapa de uma ligação que será estendida nos próximos meses a outras cidades da comunidade autónoma.

A viagem inaugural terá duas paragens, em Zamora e A Gudiña (Ourense), e deverá demorar cerca de duas horas e 45 minutos a completar.

Pub

O último troço, entre Pedralba de la Pradería e Ourense, com 119 quilómetros de comprimento, tem 30 túneis e outros tantos viadutos para ultrapassar a complexa orografia que o comboio atravessa, razão pela qual é considerado o troço mais complicado de toda a rede espanhola de alta velocidade.

Quando os comboios de bitola variável mais modernos entrarem em serviço, o que, segundo a Renfe (empresa espanhola de caminhos de ferro), está previsto para o verão de 2022, a rota para Ourense será percorrida em meia hora menos, atingindo velocidades de até 330 quilómetros por hora.

A alta velocidade vai permitir reduzir o tempo da ligação Madrid-Ourense a quase metade do tempo da rota atual de quatro horas e 20 minutos.

Pub

A entrada em serviço da ligação a Ourense reduzirá também os tempos de chegada, desde Madrid, a outras cidades galegas, como Santiago de Compostela (3h20 horas) ou Corunha (3h51).

As viagens de AVE (alta velocidade espanhola) foram inauguradas em 1992 entre Madrid e Sevilha e hoje une Madrid à maior parte das cidades mais importantes de Espanha, com uma rede que tem mais de 3.400 quilómetros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar