Irão apreende dois petroleiros no Golfo Pérsico por contrabando de combustível
Mais de um milhão de litros de combustível contrabandeado foram encontrados a bordo dos dois navios.
A Guarda Revolucionária iraniana, o exército ideológico da República Islâmica, apreendeu dois petroleiros no Golfo Pérsico por alegado "contrabando de combustível", avançou esta quinta-feira a agência de notícias Tasnim, sem especificar a bandeira das embarcações ou nacionalidade da tripulação.
"Mais de um milhão de litros de combustível contrabandeado foram encontrados a bordo dos dois navios", informou a agência, acrescentando que "15 tripulantes de nacionalidade estrangeira foram levados à justiça".
Segundo a mesma fonte, a Guarda Revolucionária intercetou os petroleiros perto da ilha iraniana de Farsi, no Golfo.
A decisão de apreender os navios foi tomada num contexto de tensões crescentes após o envio de barcos de guerra dos Estados Unidos para a região, em resposta à repressão iraniana de protestos antigovernamentais.
Os petroleiros estavam "envolvidos em operações de contrabando há vários meses e foram identificados e intercetados" após operações de vigilância e inteligência conduzidas pelas forças navais da Guarda Revolucionária Islâmica, referiu a agência de notícias, considerada um dos principais braços de comunicação e propaganda do regime iraniano.
As forças iranianas anunciam regularmente a apreensão de navios que transportam combustível ilegalmente na zona.
O preço dos combustíveis no Irão é dos mais baixos do mundo, tornando o contrabando para outros países mais rentável.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt