Irão apreende navio-tanque por "contrabando" de combustível

Os 12 tripulantes do navio foram detidos.

22 de julho de 2024 às 22:17
Forças militares iranianas Foto: Reuters
Partilhar

O Irão apreendeu um navio-tanque estrangeiro na noite desta segunda-feira, alegando que contrabandeava combustível no Golfo Pérsico, e deteve os seus 12 tripulantes, anunciou a Guarda Revolucionária.

"A Marinha apreendeu nas águas do Golfo Pérsico um petroleiro com a bandeira do Togo que transportava mais de 1,5 milhão de litros de petróleo contrabandeado", adiantou o `site´da Guarda Revolucionária Sepah News.

Pub

As forças iranianas anunciam regularmente a apreensão de barcos que transportam combustível ilegalmente no Golfo.

"O navio foi transferido para o porto de Bushehr (sudoeste) com os seus 12 tripulantes de nacionalidade indiana e cingalesa", acrescentou a mesma fonte.

No final de janeiro, o Irão apreendeu um outro navio com a "bandeira de um país da Oceânia" que transportava dois milhões de litros de combustível contrabandeado na mesma zona e deteve os 14 tripulantes, segundo a imprensa local na altura.

Pub

O preço do combustível no Irão é um dos mais baixos do mundo, tornando o tráfico para outros países ainda mais lucrativo.

No início de maio, sete membros da tripulação do navio de pavilhão português que foi apresado pelo Irão em abril foram libertados.

O 'MSC Aires', que envergava pavilhão português (registo na Região Autónoma da Madeira), foi apreendido em 13 de abril pela Guarda Revolucionária iraniana por estar, alegadamente, ligado ao grupo Zodiac Maritime Limited, propriedade em parte do milionário israelita Eyal Ofer.

Pub

Propriedade da Fortal Shipping Inc e alugado pela empresa de transporte marítimo de contentores MSC, levava a bordo 25 tripulantes, a maioria dos quais indianos.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar