Irão diz que cooperação com agência de energia atómica assumirá "uma nova forma"

Estas declarações surgem menos de três semanas após os ataques israelitas e americanos às instalações nucleares iranianas.

12 de julho de 2025 às 14:09
Ministro iraniano fala sobre cooperação com a AIEA, após ataques israelitas e americanos Foto: AP Photo/Vahid Salemi
Partilhar

O Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, afirmou este sábado que a cooperação entre o Irão e a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) assumirá "uma nova forma". 

"A nossa cooperação com a agência não parou, mas assumirá uma nova forma", disse Abbas Araghchi a diplomatas estrangeiros em Teerão, sem especificar detalhes.

Pub

Estas declarações surgem menos de três semanas após os ataques israelitas e americanos às instalações nucleares iranianas.

O Irão, que considera a AIEA parcialmente responsável pelos ataques às suas instalações nucleares em junho, suspendeu oficialmente toda a cooperação com a agência nuclear da ONU no início de julho, após uma votação parlamentar alguns dias antes.

Israel lançou em 13 de junho vagas de bombardeamentos contra o Irão, justificadas com a criação iminente de uma arma nuclear, o que é refutado por Teerão.

Pub

Ao fim de 12 dias de bombardeamentos cruzados contra os respetivos territórios, Israel e o Irão acordaram uma trégua, logo após um ataque iraniano contra uma base norte-americana no Qatar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar