Irão não reconhece missão independente aprovada pela ONU para investigar protestos

Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou na quinta-feira a criação de uma missão de inquérito independente para "recolher e analisar provas" de violações dos direitos humanos.

25 de novembro de 2022 às 07:10
Irão Foto: Reuters
Partilhar

O Irão disse esta sexta-feira que não reconhece a missão independente aprovada pela ONU para investigar possíveis violações das liberdades fundamentais nos protestos desencadeados após a morte, em setembro, da jovem Mahsa Amini.

"A República Islâmica do Irão considera a formação de qualquer mecanismo para examinar os acontecimentos dos últimos dois meses no Irão desnecessária e uma violação da soberania nacional e não reconhece a missão estabelecida para este fim", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.

Pub

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou na quinta-feira a criação de uma missão de inquérito independente para "recolher e analisar provas" de violações dos direitos humanos na repressão, que já causou mais de 300 mortos, incluindo 40 crianças, e quase 15 mil detidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar