Irão sofre apagão digital e cidadãos perdem acesso à Internet
Segundo a página NetBlocks, "o incidente segue-se a uma série de medidas crescentes de censura digital que visam os protestos em todo o país e prejudica o direito do público à comunicação num momento crítico".
O Irão está a sofrer um apagão digital, que afeta o acesso à internet em todo o país. A informação foi confirmada pela página de monotorização de internet NetBlocks.
Segundo a página, "o incidente segue-se a uma série de medidas crescentes de censura digital que visam os protestos em todo o país e prejudica o direito do público à comunicação num momento crítico".
No 12.º dia de protesto contra o regima iraniano, muitos manifestantes, a pé ou a buzinar nos carros, concentraram-se numa importante avenida de Teerão, de acordo com vídeos publicados nas redes sociais e autenticados pela agência France-Presse (AFP).
Os canais de televisão persas sediados fora do Irão e outros meios de comunicação também transmitiram imagens de grandes manifestações noutras cidades, como Tabriz, no norte, e a cidade sagrada de Mashhad, no leste.
Até ao momento, a violência em torno das manifestações já matou pelo menos 38 pessoas e mais de 2.200 foram detidas, declarou a organização Human Rights Activists News Agency, com sede nos Estados Unidos, citada pela Lusa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt