IRMÃOS DE BIN LADEN VENDEM IMPÉRIO
O grupo empresarial dos irmãos do terrorista Osama bin Laden está a vender parte do seu império imobiliário em Londres, afirma na edição de ontem o jornal “The Sunday Times”. Esta venda faz temer uma de duas coisas: que Londres seja o alvo de um atentado próximo, ou que os irmãos queiram financiar a al-Qaeda.
Um dos edifícios postos à venda é um prédio ocupado por escritórios em Mayfair, um dos bairros mais luxuosos da capital britânica. Só este imóvel poderá render nove milhões de libras, ou seja, cerca de 13,5 milhões de euros.
A companhia dos irmãos de Laden, a Saudi Binladin Group, foi fundada em 1931 pelo pai de bin Laden, Muham-mad, que faleceu em 1968 num acidente aéreo.
Além dos imóveis, o grupo actua em sectores como a publicidade, transportes, banca e relações públicas, tendo permissão para manter contas secretas ao abrigo da legislação saudita.
Estima-se, apesar disso, que o valor do grupo se situe nos 37 milhões de euros e conte com cerca de cinco mil empregados em todo o mundo.
FAMÍLIA NUMEROSA
Uma tão vasta operação financeira levada a cabo por familiares do terrorista mais procurado do mundo desperta de imediato suspeitas e receios, mas a verdade é que, ao que se sabe, poucos dos 23 irmãos e 40 irmãs de Laden mantêm com ele relações próximas.
Laden desde cedo se tornou um marginal no clã Laden, entre outras coisas porque a sua mãe, de origem síria, e uma das concubinas de Muhammad, não teve mais filhos. A ruptura com a família veio a concretizar-se logo que Osama radicalizou posições políticas e religiosas e declarou guerra ao Ocidente. Por este motivo, em meados dos anos 90 a família mudou a grafia do nome para Binladin.
Saliente-se a este propósito que a maioria das irmãs e irmãos de Osama tiveram uma educação cosmopolita. Pouco antes do 11 de Setembro, 15 das suas irmãs viviam na Europa e quatro dos irmãos , 17 sobrinhos e sobrinhas estavam nos EUA.
ADVOGADOS
A família Binladin contratou os serviços da firma de advogados “Farrer & Co”, que assegura a representação legal da rainha Isabel II.
EDIFÍCIOS
Dois imóveis dos irmãos de Laden foram já vendidos, um frente ao teatro Cambridge e outro próximo de Trafalgar Square.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt