ISRAEL QUER CONTROLO CIVIL DA PALESTINA
O Gabinete de Segurança israelita reunido sob a presidência do primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, confirmou que o Exército vai manter o cerco às maiores cidades da Cisjordânia.
Segundo o director do Ministério da Defesa, Amos Yaron, Israel poderá mesmo vir a estabelecer uma administração civil nos sectores autónomos palestinianos assim reocupados.
Pouco tempo depois da anunciada reocupação israelita da Cisjordânia palestiniana, Amos Yaron declarou que “se o resultado das operações em curso for uma presença da longa duração do Exército no terreno, Israel poderá mesmo optar por nova administração civil nos sectores autónomos reocupados.
O Exército israelita detém, actualmente, o controlo parcial de seis das oito cidades autónomas da Cisjordânia - Belém, Jenin, Kalkiliya, Nablus, Tulkarem e parte de Ramallah- reocupadas a partir de quarta-feira, em represália contra atentados palestinianos.
Ontem, na Cimeira de Sevilha, os líderes europeus decidiram convocar uma conferência internacional sobre o Médio Oriente, a qual terá de ser concretizada o mais rapidamente possível por forma a travar a escalada de violência na região que inviabilizará qualquer solução diplomática.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt