Israel vai reabrir passagem de Rafah, no sul da faixa de Gaza
Abertura vai permitir aos habitantes de Gaza sair do território palestiniano ocupado em direção ao Egito, segundo um comunicado oficial.
Israel anunciou esta quarta-feira que vai reabrir a passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, nos próximos dias para permitir aos habitantes de Gaza sair do território palestiniano ocupado em direção ao Egito, segundo um comunicado oficial.
"Em conformidade com o acordo de cessar-fogo e uma diretriz da liderança política, a passagem de Rafah será aberta nos próximos dias exclusivamente para a saída de residentes da Faixa de Gaza para o Egito", afirmou o COGAT, órgão militar israelita responsável pelos assuntos civis nos territórios palestinianos ocupados, em comunicado de imprensa.
O comunicado especifica que a saída dos habitantes de Gaza através da passagem de Rafah será facilitada através da "coordenação com o Egito, após aprovação da segurança israelita e sob a supervisão da missão da União Europeia", semelhante ao mecanismo que operou em janeiro de 2025.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt