Itália declara cinco dias de luto no país pela morte do Papa Francisco

Preparativos para o funeral do papa estão em curso em Roma e na Cidade do Vaticano.

22 de abril de 2025 às 13:21
Papa Francisco em Lisboa Foto: Bruno Colaço
Partilhar

O Governo italiano declarou cinco dias de luto nacional pela morte do papa, a partir desta terça-feira e até sábado, dia do funeral de Francisco.

O Conselho de Ministros italiano reuniu-se em sessão extraordinária para tratar de vários assuntos, entre os quais a proclamação do luto de cinco dias, na sequência da morte do papa, na segunda-feira, aos 88 anos, na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

Pub

O ministro da Proteção Civil italiano, Nello Musumeci, disse que a decisão de declarar cinco dias de luto no país foi uma iniciativa da primeira-ministra, Giorgia Meloni, aprovada por todos os ministros.

Em 2005, depois da morte de João Paulo II, a Itália declarou três dias de luto no país.

O período de luto vai coincidir, na sexta-feira com as comemorações do 25 de Abril, dia em que Itália comemora o fim da ditadura fascista e o início da libertação do país da ocupação nazi, cujo 80.º aniversário se assinala este ano.

Pub

Musumeci realçou que todas as celebrações do 25 de Abril "serão permitidas, tendo em conta o contexto e a sobriedade que as circunstâncias exigem".

Os preparativos para o funeral do papa estão em curso em Roma e na Cidade do Vaticano.

O corpo de Francisco está a ser velado na capela da Casa de Santa Marta, onde esteve hoje o Presidente italiano, Sergio Mattarella, primeiro representante do Estado a comparecer no velório.

Pub

Depois do velório em Santa Marta, o corpo de Francisco vai ser transferido, na quarta-feira, para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, para que os crentes possam dizer o último adeus ao papa, que liderou a Igreja Católica desde março de 2013.

O funeral está marcado para sábado, 26 de abril, às 10:00 (09:00 em Lisboa).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar