Johnson & Johnson coloca em risco imunização contra a Covid na Europa

Agência europeia está a investigar os casos de formação de coágulos.

14 de abril de 2021 às 08:27
Johnson & Johnson Foto: Reuters
Partilhar

Portugal recebe esta quinta-feira as primeiras 31 200 doses da vacina Johnson & Johnson. Até ao final do mês está prevista a entrega de mais 55 200 desta farmacêutica, mas este calendário poderá, afinal, estar em risco.

A Johnson & Johnson decidiu “atrasar a distribuição” na Europa, após as autoridades norte-americanas terem recomendado “uma pausa” na respetiva administração nos Estados Unidos.

Pub

O objetivo é investigar relatos de coágulos sanguíneos potencialmente associados à toma daquela imunidade. Em Portugal, a ministra da Saúde revelou que tomou conhecimento da notícia durante a reunião com o Infarmed.

“Essa vacina ainda não foi iniciada no território da União Europeia. Os efeitos adversos estão descritos, mas num balanço risco/benefício estes aspetos têm de ser considerados com aquilo que representam de vantagens face a eventuais riscos. Temos de confiar nas entidades reguladoras para continuarem a identificar casos e a comunicarem-nos com transparência”, explicou Marta Temido.

Pub

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) está a “acompanhar de perto” os desenvolvimentos, informou a Comissão Europeia, confirmando o impacto na vacinação na União Europeia.

A EMA assegura estar “a investigar” os casos, à semelhança do que aconteceu com a vacina da AstraZeneca, alertando, porém, que “não se sabe se há relação causa-efeito”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar