José Antonio Kast, candidato de extrema-direita, é eleito presidente do Chile
Político ganhou este domingo a segunda volta das eleições. É o 38.º presidente do país.
José Antonio Kast, candidato de extrema-direita venceu a segunda volta das eleições presidenciais do Chile este domingo. A vitória de José Antonio Kast, eleito o 38.º presidente do país, destrona do poder o governo de centro-esquerda, segundo a Al Jazeera.
Segundo os resultados oficiais preliminares divulgados, assentes na contagem de cerca de 76% dos boletins de voto, Kast, um advogado de 59 anos, tem uma clara vantagem, com 58,30% dos votos, contra 41,70% para Jara, uma comunista moderada que representa uma ampla coligação de esquerda.
Jeannette Jara e a coligação governamental de centro-esquerda, Unidade pelo Chile, já reconheceram a derrota: “A democracia falou alto e claro. Acabei de falar com o presidente eleito [Kast] para desejar-lhe sucesso para o bem do Chile”, escreveu a candidata numa publicação na plataforma X.
Esta foi a terceira vez que José Antonio Kast esteve na corrida para a presidência. Em 2021, o candidato de extrema-direita foi derrotado por Gabriel Boric de esquerda que ganhou as eleições com uma margem de 10%.
Durante a campanha, Jose Antonio Kast prometeu tomar medidas rigorosas contra a criminalidade e a imigração, através da deportação em massa parecida à que foi feito pelo governo de Donald Trump.
“Hoje, enquanto criminosos e narcotraficantes circulam livremente pelas ruas, cometendo crimes e intimidando pessoas, os chilenos honestos estão trancados nas suas casas, paralisados pelo medo”, escreveu anteriormente o político de extrema-direita.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt