Kamala com caminho aberto para as presidenciais

Vice-presidente já garantiu o apoio de mais de 2500 delegados que vão escolher o candidato do Partido Democrata.

24 de julho de 2024 às 01:30
Imagem 52166371.jpg (21954311) (Milenium) Foto: Kevin Mohatt/Reuters
Partilhar

Kamala Harris tem o caminho aberto para enfrentar Donald Trump nas presidenciais de novembro, depois de garantir em menos de 48 horas o apoio da maioria dos delegados que vão escolher quem será o candidato democrata.

“Foi com muito orgulho que recebi o apoio da maioria dos delegados que vão escolher o candidato. Estou ansiosa por poder aceitar formalmente a nomeação”, afirmou Harris na segunda-feira à noite, numa declaração emitida pela sua campanha após garantir o apoio de mais de 2500 delegados à Convenção Nacional Democrata que arranca a 19 de agosto em Chicago, um número bastante superior aos 1976 necessários para garantir a nomeação. A vice-presidente dos EUA, recorde-se, já tinha assegurado o apoio praticamente unânime das principais figuras do partido, incluindo o casal Clinton e a ex-presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi, bem como de todos os possíveis rivais numa eventual corrida à nomeação.

Pub

A campanha de Harris avançou também que a candidata angariou mais de 100 milhões de dólares em donativos desde o anúncio da desistência de Joe Biden, no domingo, mais do que duplicando os 95 milhões que o ex-candidato deixou nos cofres de campanha.

Na segunda-feira à noite, durante uma visita à sede de campanha no Delaware, Harris prometeu usar toda a sua experiência como procuradora para confrontar Trump na campanha. “Enfrentei criminosos de todos os tipos. Predadores que abusam de mulheres, burlões que enganam os consumidores e aldrabões que quebram as regras em seu proveito. Por isso, acreditem em mim quando digo que conheço bem o tipo de Trump”, afirmou.

Pub

DESISTÊNCIA BIDEN FALA HOJE

O Presidente, Joe Biden, vai falar esta quarta-feira à noite ao país para explicar porque decidiu abandonar a corrida à reeleição. “Vou falar sobre o futuro e de que forma pretendo terminar o cargo para o povo americano”, anunciou Biden, que passou os últimos dias em isolamento na sua residência de praia no Delaware a recuperar da Covid-19, tendo regressado na terça-feira a Washington.

APOIO LÍDERES DO CONGRESSO

Pub

Os líderes democratas no Senado e na Câmara dos Representantes, Chuck Schumer e Hakeem Jeffries, garantiram na terça-feira o seu apoio à nomeação de Kamala Harris como candidata do partido às presidenciais, afirmando que fez “um trabalho impressionante” na recolha de apoios, deixando o partido “unido e entusiasmado”.

NOMEAÇÃO CONFIRMAÇÃO ATÉ 7 DE AGOSTO

O presidente do Comité Nacional Democrata, Jaime Harrison, prometeu que a confirmação oficial do candidato do partido às presidenciais de novembro será feita “até 7 de agosto” e que o processo de nomeação será “justo e aberto”.

Pub

BLACK LIVES MATTER PRIMÁRIAS VIRTUAIS

O movimento Black Lives Matter exigiu na terça-feira a realização de “primárias virtuais” em todo o país antes da Convenção Nacional Democrata, que arranca a 19 de agosto.

BLINKEN BIDEN “FOCADO NO TRABALHO”

Pub

O secretário de Estado, Antony Blinken, garantiu que o Presidente, Joe Biden, está “intensamente focado no seu trabalho”, incluindo no objetivo de trazer a paz ao Médio Oriente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar