Líderes dos G20 vão abordar crise migratória em novembro
Ministros das finanças do G20 reuniram-se este sábado na Turquia.
A presidência turca do G20 anunciou este sábado a intenção de incluir a crise de migrantes e refugiados que atinge a Europa na agenda da cimeira de chefes de Estado e de governo em novembro.
"A questão dos refugiados provém sobretudo de riscos geopolíticos (...) sem qualquer dúvida que será politicamente abordada pelos líderes (...) e toda a humanidade deve contribuir" para a sua resolução, declarou em Ancara o vice-primeiro-ministro responsável pela Economia, Cevdet Yilmaz, no encerramento de uma reunião de responsáveis financeiros dos países mais ricos do mundo.
Os dirigentes dos países do G20, constituído pelos ministros das finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia, deverão reunir-se em meados de novembro em Antalya (sul da Turquia) para a sua cimeira anual.
De acordo com as estatísticas da Organização internacional das migrações (OIM), publicada na quarta-feira, mais de 350.000 migrantes atravessaram desde o início do ano, em condições perigosas, o Mediterrâneo em direção à Europa. Pelo menos 2.600 perderam a vida, precisou a OIM.
Mais de 230.000 refugiados chegaram à Grécia, na maioria refugiados sírios que fugiram, através da Turquia, à sangrenta guerra civil que assola o país desde 2011.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt