Luanda mudou nome a 147 ruas
Apesar das alterações, as placas antigas ainda permanecem.
O roteiro toponímico de Luanda, elaborado oito anos após a independência angolana, indica que 147 ruas e avenidas da capital viram os nomes coloniais alterados para designações nacionais, de acordo com documentação recolhida pela Lusa.
Contudo, o que se verifica ainda hoje é que várias zonas continuam a ser chamadas popularmente pelos nomes coloniais, como por exemplo o Bairro Alvalade, que depois da independência passou a chamar-se Bairro Maianga. Aliado a isso, em muitas artérias de Luanda com nomes oficiais nacionais as placas toponímicas exibem ainda nomes coloniais, como é o caso da rua Kariphande, antigamente denominada "28 de Maio".
A elaboração do último Roteiro Toponímico da Cidade de Luanda, em 1982, esteve a cargo do então Ministério da Coordenação Provincial, atualmente Ministério da Administração do Território de Angola.
De lá para cá, segundo o diretor do Gabinete Provincial de Cultura de Luanda, Manuel Sebastião, foi criada uma comissão provincial de Toponímia para a atribuição de nomes aos bairros, ruas, avenidas e praças.
Constituída em 2011, esta comissão tem igualmente a tarefa de realizar a inventariação, correção e regularização das situações já existentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt