Lula da Silva tornou-se hoje o presidente mais velho do Brasil
Político completou este domingo 79 anos.
O presidente brasileiro, Lula da Silva, tornou-se este domingo, 27 de Outubro, a pessoa mais velha a ocupar o cargo de presidente do país. Lula completou este domingo em Brasília 79 anos, recebendo parabéns de muitos ministros, políticos e autoridades de forma virtual, pois continua em repouso no Palácio oficial após ter caído e batido com a cabeça no chão da casa de banho uma semana atrás e ter sofrido traumatismo craniano.
Até este sábado, o recorde de presidente mais velho a ocupar o cargo ainda era do ex-presidente Michel Temer.
Temer, que era vice-presidente e assumiu a presidência após o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, deixou a presidência brasileira a 31 de dezembro de 2018 quando tinha 78 anos, a mesma idade que Lula tinha até este sábado.
Entre os vários políticos que ocuparam a presidência do Brasil e que ainda estão vivos, alguns têm mais idade do que Lula, mas já não estão no cargo. Temer tem atualmente 84 anos, Fernando Henrique Cardoso tem 93 e o campeão de longevidade entre os ex-governantes brasileiros, José Sarney, está com 94.
Mesmo já sendo, a partir deste domingo, o presidente mais velho da história do Brasil, Lula da Silva parece disposto a ampliar ainda mais esse recorde, para que talvez nunca ninguém o possa destronar ou mesmo igualar. Lula, que terminará o seu atual mandato, o terceiro da sua trajetória política, em 2026 com 81 anos, já deixou claro que pretende tentar a reeleição nesse ano e, se conseguir ser eleito pela quarta vez, poderá ficar no cargo até aos 85.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt