Lula da Silva vaiado várias vezes em encontro com autarcas em Brasília
Presidente brasileiro tem visto a sua popularidade descer ao longo do terceiro mandato.
Num novo incidente que reflete a impopularidade que vive no seu terceiro mandato presidencial, Lula da Silva foi fortemente vaiado, esta terça-feira, ao comparecer num evento com autarcas e secretários municipais, em Brasília, no Brasil. O encontro, realizado anualmente pela Confederação Nacional de Municípios, reuniu quase 15 mil representantes municipais na capital federal brasileira e os poucos aplausos ao chefe de Estado foram largamente sufocados pelas vaias.
A primeira vaia aconteceu quando o encontro já tinha começado e foi anunciada a chegada de Lula, acompanhado de uma grande comitiva, como é habitual. A multidão vaiou o presidente quase em uníssono, numa receção constrangedora e hostil ao veterano governante.
A segunda aconteceu quando foi anunciado que Lula ia falar aos autarcas e foi mais demorada ainda. Os ministros e assessores que acompanhavam o presidente tentaram de tudo para as vaias cessarem, mas sem sucesso. Lula, após alguns momentos em silêncio, começou a discursar, indiferente ao desagrado dos presentes.
A última grande vaia, já que outras menores aconteceram durante o discurso, ocorreu quando Lula terminou o discurso. Mais uma vez indiferente às manifestações hostis, Lula virou as costas e deixou o palco.
O veterano presidente, de 79 anos, enfrenta neste terceiro mandato o pior índice de aprovação pessoal e política de toda a sua longa trajectória. Cercado de denúncias de corrupção de ministros, assessores e em órgãos do governo, acusado de ser dominado pela nova mulher, a aguerrida activista política Rosangela da Silva, e com um comportamento considerado ausente e omisso, bem diferente dos mandatos anteriores, Lula tem tentado de tudo para reverter esse quadro desfavorável. Contudo, o máximo que conseguiu foi estabilizar a queda num patamar de impopularidade, sem ter até agora encontrado uma forma de voltar a aumentar a aprovação à sua gestão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt