Lula limpou arquivos antes de busca policial
Ex-presidente terá sido alertado para operação policial.
Pergunta CM
Lula da Silva fez um bom trabalho enquanto presidente do Brasil?
Na véspera da operação policial que levou Lula da Silva à força para depor sobre corrupção, na sexta-feira passada, e que fez buscas em residências e escritórios ligados ao antigo governante e a familiares, o Instituto Lula, que representa o ex-chefe de Estado, fez uma limpeza nos seus arquivos em papel e informáticos. O Ministério Público e a polícia comprovaram a limpeza e abriram investigação para identificar os responsáveis pela fuga de informações que alertou Lula.
"Infelizmente, temos indícios de uma fuga concreta de informação sobre a operação envolvendo o ex-presidente Lula", afirmou Igor Romário de Paula, da força especial que apura os desvios na Petrobras, de que Lula é suspeito de ser um dos maiores beneficiários. Já o procurador Carlos Fernando Soares Lima, chefe do Ministério Público na mesma equipa, lamenta: "Essas fugas prejudicam, facilitam a destruição de provas e o objetivo de toda a investigação é conseguir provas."
Segundo a polícia, há indícios de que computadores do Instituto Lula foram limpos de ficheiros ou levados antes das buscas, e que também foram levados documentos do instituto, de residências da família e de escritórios dos filhos do ex-presidente. A polícia investiga Lula por tráfico de influências em favor de grandes construtoras, por receber subornos, como um luxuoso apartamento de três andares na praia e uma casa de campo, e ainda por branqueamento de capitais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt