Macron denuncia intenção da extrema-esquerda radical "derrubar a República"

Presidente francês comentou atos de violência e pilhagens cometidos à margem das manifestações de sábado contra o custo de vida.

22 de outubro de 2026 às 14:08
Presidente de França, Emmanuel Macron Foto: Geert Vanden Wijngaert / AP
Partilhar

O Presidente francês denunciou esta quinta-feira "atos sediciosos" de grupos de "extrema-esquerda", acusando-os de quererem "derrubar a República", após atos de violência e pilhagens cometidos à margem das manifestações de sábado contra o custo de vida.

"Assistimos a atos políticos e até sediciosos, levados a cabo por grupos organizados de extrema-esquerda que visam derrubar a República", afirmou Emmanuel Macron, no final de uma reunião no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, com os responsáveis dos serviços de informações, acusados de terem antecipado mal a mobilização, a seis meses das eleições presidenciais.

Pub

"É isso que estes grupos de extrema-esquerda assumem, com extrema perigosidade, uma violência muito acentuada e planeamento. A par disso, houve atos de delinquência, perante os quais também temos de agir com a maior firmeza, mas que são de natureza diferente", sublinhou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar