Macron e Merz querem reconciliar Airbus e Dassault sobre sistema europeu de defesa

No início deste mês, o fabricante francês de aviões e 'software' 3D Dassault acusou a produtora europeia de aviões Airbus de sabotar o projeto Future Combat Air System.

19 de março de 2026 às 12:24
Bandeiras da União Europeia hasteadas em frente ao edifício Berlaymont, em Bruxelas Foto: DR
Partilhar

O Presidente francês anunciou esta quinta-feira que vai lançar, em conjunto com o chanceler alemão, uma "missão de reconciliação" para aproximar a Airbus e a Dassault, em desacordo sobre o projeto europeu de aviões de combate.

"Decidimos, em conjunto, lançar uma missão de reconciliação entre a Airbus e a Dassault nas próximas semanas (...) para encontrar formas de convergir", disse Emmanuel Macron à chegada à cimeira dos líderes europeus, a decorrer em Bruxelas.

Pub

Os dois responsáveis -- Emmanuel Macron e Friedrich Merz - jantaram em privado na quarta-feira à noite na capital belga.

No início deste mês, o fabricante francês de aviões e 'software' 3D Dassault acusou a produtora europeia de aviões Airbus de sabotar o projeto Future Combat Air System (Sistema Futuro de Combate Aéreo ou SFCA).

O SFCA é um projeto emblemático de cooperação europeia em matéria de defesa, lançado em 2017 por Macron e pela então chanceler alemã Angela Merkel, para reforçar a defesa europeia através do desenvolvimento de um avião de combate de 6.ª geração que devia estar pronto entre 2035 e 2040.

Pub

Mas as rivalidades industriais estão a prejudicar o seu progresso.

"Acredito fortemente neste projeto. Acho que é estrategicamente relevante", e "as forças armadas francesas e alemãs acreditam que é relevante", afirmou Macron, acrescentando que a indústria também apoia o projeto, mas "não consegue chegar a acordo".

Por isso, adiantou, o trabalho dos dois líderes é "fazê-los chegar a acordo" e chegarem a "um consenso entre todas as partes interessadas".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar