Macron recusa nomear candidata da esquerda

Presidente francês diz que Governo minoritário da Nova Frente Popular não teria hipótese de ser aprovado no Parlamento.

28 de agosto de 2024 às 01:30
Imagem P26_abertura.jpg (22258574) (Milenium)
Partilhar

O Presidente francês, Emmanuel Macron, recusou nomear um Governo minoritário da Nova Frente Popular, a aliança de esquerda que venceu as legislativas de julho, com Lucie Castets como primeira-ministra.

“Um Governo baseado unicamente no programa e nos partidos propostos pela aliança com mais deputados, a Nova Frente Popular, seria imediatamente alvo de uma moção de censura por parte de todos os outros grupos representados na Assembleia Nacional”, justificou a Presidência francesa em comunicado.

Pub

Lucie Castets acusa o Presidente de não ter em conta as escolhas democráticas dos franceses. “Raiva. É o que milhões de pessoas estão a sentir. Emmanuel Macron diz-nos que as eleições não significam nada. Quererá isso dizer que a democracia não significa nada para o Presidente? Isso é extremamente perigoso”, afirmou. Os partidos de esquerda da coligação já recusaram participar em novas reuniões com o Presidente, apelaram a manifestações e dizem que vão anunciar uma “moção de destituição” contra o chefe de Estado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar