'Maddie' polaca persegue família McCann à procura de ADN
Assédio a irmã mais nova de Madeleine "foi a gota de água", que levou a queixa de Kate à Justiça.
O julgamento de Julia Wandelt, conhecida como a 'Maddie polaca', ficou esta quarta-feira marcado pelas declarações de Kate McCann em tribunal, que acusou a jovem agora com 24 anos de ter perseguido a família durante quase três anos - entre junho de 2022 e fevereiro deste ano, quando foi detida no aeroporto de Bristol.
De acordo com a mãe da menina desaparecida em maio de 2007 na praia da Luz, Julia Wandelt "apareceu na casa da família, numa vigília em honra de Madeleine e escreveu cartas perturbadoras reclamando ser filha do casal McCann". Mas "a gota de água foi um momento em que ela abordou Amelie", a irmã mais nova de Madeleine. "Nessa altura contactei os inspetores da Operação Grange [a equipa de polícias britânicos que investiga o desaparecimento] e informei o tribunal", revelou Kate na sala de audiências. O relato continuou com pormenores quase macabros sobre a perseguição da jovem polaca. Segundo Kate, Julia Wandelt chegou a introduzir cartas por baixo da porta endereçadas à "querida mamã" e assinadas por "Madeleine".
Julia Wandelt está a ser julgada por perseguição, juntamente com uma mulher galesa. Juntas chegaram a recolher lixo da família McCann à procura de ADN que permitisse fazer uma comparação que comprovasse que era Maddie, depois de Gerry McCann ter recebido um telefonema a pedir uma amostra. Numa outra tentativa, seguiram a família até a um restaurante com o objetivo de recolher talheres para o mesmo efeito. Exames médico comprovaram entretanto que Julia tem 24 anos, Maddieteria agora 22.
SAIBA MAIS
O mesmo número desde 2007
Kate McCann admitiu em tribunal ter mantido o mesmo número de telefone desde o desaparecimento da filha em 2007. "Não sou muito boa com tecnologia. Nunca pensei que deveria mudá-lo", respondeu ao juiz.
"Porque me estás a fazer isto?"
A jovem polaca teve de se retirada da sala de audiência durante o depoimento da mãe de Maddie. Em lágrimas e aos gritos perguntou diretamente a Kate McCann: "Por que me estás a fazer isto?".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt