Mãe de Miguel Uribe também foi baleada enquanto refém de narcotraficantes a mando de Pablo Escobar
Diana Turbay foi encaminhada para o hospital, mas não resistiu. 34 anos depois, o filho corre o risco de sofrer o mesmo destino.
O candidato presidencial colombiano Miguel Uribe, além de ser vítima de tentativa de homicídio, é neto de um antigo presidente e filho de uma mulher assassinada a mando de Pablo Escobar, parece algo saído de um filme de ação, mas não é...O candidato colombiano de 39 anos foi baleado, no sábado, por um jovem de 15 anos, em Bogotá, e encontra-se em estado crítico.
Miguel Uribe Turbay é um senador colombiano e pré-candidato presidencial pelo partido da oposição Centro Democrático. Os apelidos e ascendência do político são bastante reconhecidos na Colômbia, segundo o jornal BBC.
O candidato é neto de César Turbay, presidente do país entre 1978 e 1982, e filho da antiga jornalista, Diana Turbay, que foi sequestrada, em 1990, pelo grupo criminoso Los Extraditables, comandado por Pablo Escobar, para fazer afronta ao governo colombiano.
Em 1991, Turbay estava perto de ser resgatada, quando foi baleada durante a operação. A jornalista chegou a ser encaminhada para um hospital na cidade de Medellín, mas não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.
Uribe Turbay tinha apenas cinco anos. Agora, 34 anos depois, corre o risco de sofrer o mesmo destino da mãe.
Existem duas versões sobre a morte da jornalista, segundo o jornal El Tiempo. Uns afirmam que, durante a operação de resgate das autoridades, os raptores balearam Diana numa tentativa de fugir. Enquanto outros acusam a polícia de disparar, no meio da operação, e ferir Diana Turbay. Em outubro de 2015, Jhon Jairo Vélasquez, principal assassino de Escobar, conhecido como Popeye, pediu desculpa a Carolina Hoyos, filha de Diana, pela morte da mãe.
O que é certo é que Aldemar Bustos Tafur foi condenado a 20 anos de prisão, em junho de 1994, pelo sequestro dos jornalistas Diana Turbay, Azucena Liévano, Juan Vita, Hero Buss, Richard Becerra e Orlando Acevedo.
Tafur admitiu que liderou um grupo de homens que, a mando de Pablo Escobar, se dirigiu a Bogotá para rastrear várias figuras importantes, com o objetivo de as sequestrar. Turbay tinha um valor acrescido para Escobar, por ser filha do antigo presidente Julio César Turbay Ayala.
Com base no depoimento dos jornalistas que sobreviveram, David Ricardo Prisco Lopera, chefe dos "Los Priscos", rede de assassinos de Escobar, foi ainda identificado como o homem que liderou o sequestro. No entanto, David Ricardo morreu durante uma operação policial em janeiro de 1991, poucos dias antes da operação de resgate onde Turbay foi assassinada.
Pablo Escobar foi acusado pela morte de Diana, mas nem todos os envolvidos foram levados à justiça.
No aniversário dos 30 anos da morte da jornalista, Miguel Uribe Turbay recordou a mãe nas redes sociais. "Há trinta anos, a minha mãe deu a vida pela paz e pelo jornalismo. À procura de um futuro melhor para os colombianos, ela foi assassinada por traficantes de droga. Ela é a minha maior inspiração. Com ela, aprendi que os princípios não são negociáveis", escreveu o político em 2021.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt