Mais de 100 jornais dos EUA unem-se contra ataques de Trump
Presidente americano chegou a chamar à comunicação social "o inimigo do povo norte-americano".
Mais de 100 jornais dos Estados Unidos publicam esta quinta-feira editoriais contra os ataques à imprensa do Presidente, Donald Trump, que chegou a chamar à comunicação social "o inimigo do povo norte-americano".
A iniciativa de criar uma frente comum para desarmar a hostil retórica de Trump, liderada pelo histórico diário The Boston Globe, juntou mais de 100 jornais do país, incluindo grandes títulos como The Houston Chronicle, Minneapolis Star Tribune, Miami Herald e Denver Post.
Numa carta enviada a centenas de publicações norte-americanas, o Globe propôs que publicassem esta quinta-feira um editorial "sobre os perigos do ataque do Governo à imprensa" e pedissem a outras que se comprometessem a publicar os seus próprios editoriais na mesma data", em defesa da liberdade de expressão, protegida nos Estados Unidos pela primeira emenda da Constituição.
A editora-adjunta da página editorial do Boston Globe, Marjorie Pritchard, disse ao canal televisivo CNN que "a resposta foi avassaladora" e que, embora inclua alguns grandes jornais, a maioria é de mercados mais pequenos.
Esta resposta conjunta chega uma semana depois de Trump ter insistido mais uma vez em diabolizar a imprensa norte-americana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt