Mais de 110 mil migrantes chegaram à Grécia
Mesmo assim tem-se registado uma diminuição das chegadas.
Mais de 110 mil migrantes chegaram à Grécia através do Mediterrâneo desde o início de novembro, informou esta sexta-feira a Organização Mundial das Migrações (OIM).
No fim de semana passado registou-se uma diminuição das chegadas, com 155 pessoas no domingo e 336 na segunda-feira, o que levou as autoridades a prever uma tendência para um decrescimento geral devido às más condições do mar.
Mas a quebra foi passageira, porque dias depois voltaram a chegar diariamente às costas gregas milhares de pessoas, com terça e quarta-feira a registarem a chegada de 3.526 e 5.140 pessoas, respetivamente.
Dos cerca de 110 mil que chegaram à Grécia desde 1 de novembro, 105 mil terão atravessado a fronteira com a Macedónia, segundo uma base de dados em que a OIM participa. Apenas sírios, iraquianos e afegãos são autorizados a cruzar essa fronteira, segundo a OIM, havendo atualmente "imigrantes iranianos em greve de fome como protesto" junto à fronteira.
Números divulgados há duas semanas pela OIM indicavam que o número de refugiados e migrantes que cruzaram o Mediterrâneo e chegaram às costas de Itália e da Grécia em 2015 tinha atingido os 800 mil, quadruplicando o número registado em 2014.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt