Mais dinheiro para refugiados

Cimeira extraordinária da UE decorreu em ambiente de tensão.

24 de setembro de 2015 às 19:04
24-09-2015_05_31_27 30 migrantes.jpg Foto: Leonhard Foeger/Reuters
Partilhar

Europa está a responder bem à crise migratória?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Europa está a responder bem à crise migratória?

O reforço das fronteiras externas da UE e a disponibilização de mil milhões de euros para apoiar os países vizinhos da Síria eram algumas das medidas que estavam esta quarta-feira sobre a mesa na cimeira extraordinária de líderes da UE para discutir as formas de conter a crise migratória que aflige a Europa.

Pub

Turquia, Jordânia e Líbano deverão ser os principais beneficiários da ajuda, bem como as agência da ONU que prestam apoio aos refugiados. O objetivo é criar condições para a fixação dos refugiados na região e evitar que venham para a Europa. Os 28 deviam ainda comprometer-se a reforçar os meios da Frontex e a ajudar Itália e Grécia a processar e encaminhar os refugiados.

A cimeira decorreu num clima de tensão após a imposição, na véspera, de quotas obrigatórias para a distribuição de 120 mil refugiados, que foi rejeitada pela Hungria, República Checa, Eslováquia e Roménia.

Pub

Sem meias palavras, o PR francês François Hollande avisou esta quarta-feira que "os países que não partilham os nossos valores e não querem respeitar os nossos princípios devem começar a interrogar-se sobre qual é o seu lugar na UE".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar