Manafort condenado a 47 meses de cadeia por defraudar o Fisco

Antigo conselheiro do presidente dos EUA foi condenado por ocultar fortuna em paraísos fiscais.

09 de março de 2019 às 10:04
Manafort escondeu uma fortuna acumulada graças a serviços de aconselhamento a ucranianos com ligações à Rússia Foto: Reuters
Paul Manafort, ex-diretor de campanha de Trump acusado de partilhar informação com russos Foto: EPA
Donald Trump, Hillary Clinton, Trump Jr, The New York Times, Rob Goldstone, Rússia, Natalia Veselnitskaya, presidente, Jared Kushner, Paul Manafort, ex-presidente ucraniano, Viktor Yanukovych, política, eleições Foto: D. Dipasupil/Filmagic

1/3

Partilhar

O antigo diretor de campanha de Donald Trump foi condenado a 47 meses de cadeia por defraudar o Fisco, ao ocultar uma fortuna de 55 milhões de dólares (cerca de 50 milhões de euros) em paraísos fiscais.

O presidente dos EUA disse sentir-se "muito mal" por Manafort, mas considerou, erradamente, que a sentença provou não ter havido conluio entre a sua campanha presidencial e a Rússia, questão que não fazia parte do julgamento.

Pub

Manafort, de 69 anos, tinha sido condenado em agosto de 2018 mas só agora conheceu a medida da pena. Além dos quase quatro anos de cadeia, terá de pagar uma multa de 50 mil dólares e devolver 24 milhões (21 milhões de euros) da fortuna que acumulou graças ao aconselhamento de políticos ucranianos com ligações à Rússia.

A pena de prisão foi bem inferior aos 24 anos pedidos pela acusação, o que levou muitos a denunciarem uma Justiça que protege os ricos. Um advogado comparou a pena de Manafort com a de um cliente seu, que recebeu 72 meses de cadeia por roubar 100 dólares.

Pub

"O juiz disse que não houve conluio com a Rússia", afirmou Trump, referindo uma questão que está, de facto, a ser investigada pelo comité especial de Robert Mueller, o mesmo que levou Manafort a tribunal, mas que não fez parte do processo cuja sentença foi agora lida em Alexandria, na Virginia.

Na próxima semana Manafort vai conhecer a sentença de outro caso, este relativo a lóbi ilegal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar