Manhã caótica na Catalunha: suspensão de comboios afeta mais de 400 mil passageiros
Serviço ferroviário de comboios suburbanos Rodiales foi suspenso na sequência do mais recente acidente que provocou a morte do maquinista e 37 feridos.
A Catalunha acordou esta quarta-feira sem ser capaz de dar resposta a mais de 400 mil passageiros que frequentemente recorrem aos meios ferroviários para se deslocarem. Isto porque a Administração de Infraestrutura Ferroviária - ADIF - suspendeu o serviço ferroviário de comboios suburbanos Rodiales na sequência da colisão de um comboio e um muro que provocou a morte do maquinista do meio de transporte e ferimentos a, pelo menos, 37 pessoas - cinco delas ficaram em estado grave.
A ADIF tomou esta decisão para verificar em que estado se encontram os padrões de segurança da rede. Esta manhã, o porta-voz da Renfe na Catalunha, referiu que a "prioridade é a segurança dos passageiros e funcionários", cita o El País. Até ao momento, foram detetados alguns incidentes em vários trechos das linhas, entre eles pedras e árvores caídas.
A suspensão dos comboios provocou a lotação dos autocarros. Milhares de passageiros procuram alternativas para puderem deslocar-se para o trabalho. Só os comboios de alta-velocidade é que estão a funcionar. A inspeção dos linhas ferroviárias está prevista pelo menos até às 09h30 (08h30 em Lisboa).
O Sindicato Espanhol dos Maquinistas Ferroviários tinha emitido um comunicado a exigir a suspensão dos serviços alegando "falta de garantias de segurança". Segundo o El País, esta terça-feira, também como consequência da tempestade, um comboio descarrilou entre Maçanet Massanes e Tordera.
Anualmente recorrem ao serviço de transportes públicos da Catalunha - Rodiales - 127 milhões de passageiros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt