Mau tempo danifica 1600 casas no sul do Brasil
Um violento temporal, que começou na noite de segunda-feira e continuou por toda esta terça, inundou várias cidades no estado brasileiro do Paraná, sul do país, e provocou bastante estrago. Além de Curitiba, a capital do Paraná, a situação é grave também na vizinha São José dos Pinhais, e ainda em Almrante Tamandaré, Aralcaria, Rio Branco do sul, Lapa, Fazenda Rio Grande, e Colombo, na região metropolitana, e em Campina do Simão, a 317 km da capital.
Segundo relatório da Protecção Civil divulgado na tarde desta terça-feira, pelo menos 1682 casas foram danificadas gravemente pela chuva ininterrupta, por períodos de granizo e por ventos muito fortes. Em alguns casos, telhados inteiros foram arrancados de uma só vez e jogados a vários metros do imóvel que cobriam.
Apesar da violência do temporal, a Protecção Civil não tinha até àquele momento registos de mortos ou feridos graves em nenhuma das cidades afectadas. Milhares de pessoas tiveram que improvisar coberturas para as suas casas, nomeadamente com gigantescas lonas cedidas pelos socorristas, pelo que não há um número significativo de desalojados.
O vento forte também danificou a rede de distribuição de energia eléctrica. De acordo com a Copel, Companhia Paranaense de Energia Eléctrica, ao menos 7500 imóveis estavam sem luz nesta terça-feira em toda a região metropolitana de Curitiba
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt