Médicos moçambicanos mantêm suspensa greve que contesta salários

Movimento contesta a aplicação da nova Tabela Salarial Única.

23 de janeiro de 2023 às 15:22
Médicos, xxx Foto: Getty Images
Partilhar

A Associação Médica de Moçambique (AMM) decidiu manter a suspensão da greve da classe, que contesta a aplicação da nova Tabela Salarial Única (TSU), anunciou esta segunda-feira um responsável da organização.

"É decisão da associação médica não continuar com a greve, pelo menos provisoriamente", disse Napoleão Viola, secretário-geral da AMM, citado esta segunda-feira pelo jornal O País.

Pub

A 23 de dezembro, os médicos anunciaram a retoma das atividades, por um mês, após uma greve que durou 19 dias, face à época das festas.

A paralisação contou com a adesão de mais de dois mil médicos, de acordo com a associação.

Pub

Segundo Napoleão Viola, as conversações com o Governo continuam para "buscar soluções" e, em função dos resultados, a associação poderá, "como é desejável, cancelar por definitivo a greve".

No entanto, o responsável salientou que "a classe médica continua com um alto grau de insatisfação".

Em novembro, os médicos adiaram a ação reivindicativa, após encontros com os ministros da Economia e da Saúde, para "dar tempo ao Governo" de "implementar os princípios acordados".

Pub

No entanto, dos 12 pontos de discórdia, foram alcançados acordos em oito, mas a associação diz que o Governo moçambicano cumpriu "apenas três".

A AMM aponta a "mudança constante de interlocutores por parte do Governo" e a falta de transparência sobre a "forma como os salários dos médicos estão a ser ou não processados" como alguns dos pontos que determinaram o fracasso das negociações com o executivo.

A implementação da TSU, adotada nos últimos meses do ano passado, tem sido alvo de forte contestação devido a "inconformidades" apresentadas por várias classes profissionais em Moçambique, nomeadamente juízes, professores e médicos.

Pub

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar