Milei acusa Sánchez de ser "inapresentável" e diz que socialismo "está a desmoronar-se" graças a Trump
Presidente latino-americano subiu ao palco do Fórum Económico de Madrid.
O Presidente argentino, Javier Milei, afirmou este sábado em Madrid que graças à "coragem" do Presidente norte-americano, Donald Trump, o socialismo "está a desmoronar-se" e acusou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de criar "enormes entraves" ao crescimento na Europa.
Num discurso de encerramento no Fórum Económico de Madrid 2026, Milei considerou que o presidente do Governo de Espanha é um "inapresentável" que está no comando do poder, acusando-o, juntamente com outros dirigentes socialistas, de "todos os problemas e enormes entraves regulamentares" que estão a impedir o crescimento na Europa.
O Presidente latino-americano subiu ao palco do Fórum Económico de Madrid, evento que junta economistas, empresários e políticos de extrema-direita, ao som da música "Panic Show", da banda argentina La Renga, e gritou "Viva la libertad, carajo", ao que a plateia respondeu com insultos contra Pedro Sánchez.
Esta não foi a primeira vez que Milei se referiu ao primeiro-ministro espanhol com termos pejorativos. Nesse mesmo fórum, em anos anteriores, o Presidente argentino descreveu Sánchez como "bandido" e chamou a sua mulher de "corrupta".
No seu discurso de hoje, Milei referiu-se aos socialistas como "esquerdistas imundos" e encorajou a plateia a não se deixar "enganar pelos esquerdistas".
"Quando se fala de justiça, esta está associada aos nossos valores. Quer gostem ou não, os valores do Ocidente são judaico-cristãos", afirmou Milei.
De seguida, defendeu, sob aplausos, que "se todos cumprissem com os dez mandamentos e compreendessem os pecados capitais, a imundície do socialismo seria varrida da face da terra, para que todos pudessem prosperar".
Milei realçou o sistema político e económico que estabeleceu na Argentina, utilizando uma metáfora que começou por afirmar que "a utopia comunista não funciona" e, de seguida, ilustrou que os liberais, em vez de "dar o peixe às pessoas e escravizá-las", "ensinam-nas a pescar para que, em algum momento, possam ter uma piscicultura".
"Se não houver empreendedores, haverá pobreza", expôs, dirigindo-se ao povo espanhol, porque, na sua perspetiva, "esta ideia de socialismo em que uma pessoa produz e outra se apropria, conduz inerentemente à miséria".
O Presidente argentino recebeu o primeiro prémio comemorativo em homenagem a Ludwig von Mises, economista austríaco-americano teórico do liberalismo económico, e anunciou que irá publicar um novo livro intitulado "A moral como política de Estado".
Antes de participar neste fórum, a sua equipa anunciou nas redes sociais que se tinha reunido com Jesús Huerta de Soto, economista espanhol e professor na Universidade Rei Juan Carlos, a quem elogiou no seu discurso.
Anteriormente, Milei tinha-se reunido com o líder do Vox, o político de extrema-direita Santiago Abascal, no hotel onde estava hospedado em Madrid, onde chegou com um uniforme de trabalho da petrolífera argentina YPF.
"É sempre um prazer encontrar-me com o meu bom amigo e aliado Milei, um defensor internacional da liberdade que reconduziu a Argentina ao caminho da prosperidade e à liga das grandes nações", escreveu Abascal na rede social X.
Esta é a quinta viagem de Milei a Espanha, que começou na sexta-feira, quando aterrou na capital espanhola, e voltou a não incluir qualquer encontro com representantes do Governo espanhol, de acordo com a agenda divulgada pela Presidência argentina.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt