Milhares de pessoas apelam em Paris e em Londres a cessar-fogo em Gaza
Franceses acusam o presidente Emmanuel Macron de cumplicidade no "genocídio" do Médio Oriente.
Um ano depois do ataque do Hamas a Israel, dezenas de milhares de pessoas de todo o Reino Unido manifestaram-se este sábado em Londres em solidariedade com os palestinianos para apelar a um cessar-fogo no Médio Oriente.
"Free, free Palestine" ("Palestina livre") era a palavra de ordem, em defesa da criação de um Estado palestiniano, mais escutada neste desfile mobilizado por diferentes grupos e organizações, como a Coligação "Stop The War" ("Parar a Guerra"), Partido Socialista dos Trabalhadores, Amigos de Al-Aqsa e Associação Muçulmana do Reino Unido.
Ben Jamal, diretor da Campanha de Solidariedade com a Palestina, afirmou à Agência Lusa que é importante mostrar aos palestinianos que há muitas pessoas do seu lado.
Milhares de manifestantes também se juntaram este sábado em Paris para exigir um boicote a Israel por parte do governo francês e um cessar-fogo imediato em Gaza, acusando o Presidente Emmanuel Macron de cumplicidade no "genocídio" do Médio Oriente.
"Precisamos de um cessar-fogo, porque a situação está a tornar-se absolutamente catastrófica e o que está a acontecer é injustificável, é um massacre de cidadãos, de mulheres e de crianças, de bebés, sobretudo", disse à Lusa Yasmina, de 23 anos com nacionalidade libanesa, que foi à manifestação para "defender os direitos da Palestina e do Líbano".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt