Milhares de migrantes entram na Alemanha
Hungria insiste em travar migrantes.
Mais de dez mil migrantes entraram ontem na Alemanha, depois de passarem pela Áustria. Os dois países abriram as fronteiras aos milhares que na sexta-feira decidiram deixar a Hungria a pé e criaram medidas extraordinárias para lidar com a vaga de refugiados, ignorando a regra para os requerentes de asilo que obriga ao registo no primeiro país da União Europeia a que chegam.
Exaustos, enrolados em cobertores e sacos-cama, os migrantes, na sua maioria sírios, saudaram o acolhimento na Áustria, onde receberam refeições quentes e a ajuda de intérpretes nos centros de registo provisórios, mas a maioria quis continuar viagem até à Alemanha. "Isto sim, é a Europa", disse Maajad, de 22 anos, ao jornal ‘El Mundo’.
Na Baviera, as primeiras pessoas lotaram os cetros de acolhimento. "Pouco a pouco estamos a atingir os limites", alertou o porta-voz da polícia federal.
O êxodo começou dia 3, quando 1200 pessoas saíram a pé de Budapeste, denunciando a severidade das autoridades húngaras. Para evitar confrontos, o governo de Viktor Orban disponibilizou autocarros até à fronteira, mas frisou que a "iniciativa única" não se repetirá.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt