Ministra indiana quer tornar obrigatórios testes pré-natais

Objetivo é conter os níveis preocupantes de abortos.

02 de fevereiro de 2016 às 07:52
crianças, Índia Foto: EPA
Partilhar

Uma ministra indiana propôs a introdução de testes pré-natais obrigatórios para determinar o sexo do bebé na tentativa de conter os níveis preocupantes de abortos.

Os testes pré-natais para determinar o sexo do bebé são oficialmente ilegais na Índia, uma política delineada para travar os abortos de fetos do sexo feminino por parte de pais que pretendiam um rapaz.

Pub

Contudo, num discurso ao final do dia de segunda-feira, a ministra do Desenvolvimento das Mulheres e da Criança da Índia, Maneka Gandhi, defendeu que seria uma estratégia muito mais eficaz conhecer o sexo do feto no início da gravidez e, em seguida, acompanhar de perto a sua evolução.

"O meu ponto de vista pessoal vai no sentido de uma mudança da atual política. Deve ser obrigatoriamente dito a todas as mulheres grávidas se é menino ou menina", disse Maneka Gandhi.

Pub

"Quando uma mulher engravida isso deveria ficar registado de modo a que seria capaz de monitorizar de forma adequada até ao final, se ela deu à luz ou se não e o que aconteceu", realçou.

Os pais e os médicos arriscam uma pena de até cinco anos por perguntarem ou por realizarem testes pré-natais para determinar o sexo do bebé, apesar de essa prática ser generalizada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar