Ministro brasileiro abandona participação na Assembleia Geral da ONU por restrição de visto

Restrições foram impostas pelos EUA.

19 de setembro de 2025 às 23:08
ONU Foto: Pixabay
Partilhar

O ministro brasileiro da Saúde disse esta sexta-feira ter desistido de participar da Assembleia Geral das Nações Unidas devido às restrições do seu visto impostas pelos Estados Unidos.

"Inaceitável as condições porque eu sou o ministro da Saúde do Brasil. Quando vou para um evento como esse, tenho que ter plena possibilidade de participar do conjunto das atividades das quais nós somos convidados", disse Alexandre Padilha em entrevista Estúdio i.

Pub

Por essa razão, frisou, "as restrições inviabilizam a presença do ministro da Saúde do Brasil nas atividades que ele precisa fazer parte".

Na segunda-feira, questionado sobre os relatos feitos pela diplomacia brasileira, de que ainda não teria os vistos atribuídos, o porta-voz de António Guterres recordou que o Acordo de Sede entre as Nações Unidas e os EUA determina que Washington facilite a viagem de qualquer representante que visite a organização. "Obviamente, é preocupante. Esperamos que os vistos sejam entregues", afirmou Stéphane Dujarric à data.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar